Páginas

terça-feira, 10 de abril de 2012

Museu Flora Nativa




Universidade Metodista


Curso de Pedagogia 6º Período
Pólo de São José dos Campos – SP
Nome: Cleonice de Souza Araújo- 180109
Juliana Aparecida Alves de Souza-182934
Lurdes da Conceição dos Santos-180098
Maria Helena Hernandez-180659
Maria Lúcia Dias-182072

  São José: Novo Museu da Flora Nativa
A Prefeitura de São José dos Campos lançou no dia 9 de abril às 9h, mais um bosque do Programa Museu da Flora Nativa, em área de preservação do Rio Paraíba. A área fica na Avenida Shishima Hifumi, no bairro Urba nova, região oeste da cidade. 
O lançamento foi marcado pelo plantio das primeiras mudas que vão compor o Museu, cerca de 80 espécies, entre elas Aldrago, Araçá, Aroeira, Cedro, Copaíba, Embaúba, Jequitibá, Jatobá, Paineira, Pau-Brasil, Palmito Jussara e Pitanga. 

Um grupo de servidores veteranos da Prefeitura fez o plantio, simbolizando a vivência e a história no serviço público municipal. A iniciativa faz parte das comemorações para os servidores que estão em processo de aposentadoria. 
                                     


O Programa: O Museu da Flora Nativa é um Programa da Secretaria de Meio Ambiente e consiste na criação de novos bosques na cidade, que abrigarão espécies de árvores nativas da mata atlântica e do cerrado, que representam o patrimônio arbóreo do município. 
Cada um desses museus oferecerá um recanto para o lazer e educação ambiental, coleta de sementes de espécies raras, e também pesquisas científicas. Neles a população poderá conhecer o desenvolvimento das mudas em todas as etapas do crescimento até a fase adulta. 
As espécies do museu serão catalogadas e georeferenciadas para compor um banco de dados contendo nome científico, nome popular e outras informações importantes, disponibilizadas pela internet à população. 
Parte das espécies, que serão plantadas nos bosques, é cultivada no viveiro municipal e outras serão importadas das regiões do país, por não serem mais encontradas no Vale do Paraíba. O Museu da Flora Nativa será formado continuamente, como um acervo que aos poucos ganhará obras raras. 


Bibliografiawww.vnwes.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário