Universidade Metodista
Curso de Pedagogia 6º Período
Pólo de São José dos Campos – SP
Nome: Cleonice de Souza Araújo- 180109
Juliana Aparecida Alves de Souza-182934
Lurdes da Conceição dos Santos-180098
Maria Helena Hernandez-180659
Maria Lúcia Dias-182072
Objetivo: Apontamentos que a Autora fala do artigo e métodos que o guia de estudo possam ajudar na construção as culturas inclusão
Bibliografia: Artigo de Mantoan (2004)
http://www2.cjf.jus.br/ojs2/index. php/cej/article/viewFile/622/802
Guia de Estudo Metodista pág. 57 á 60
“O Direito de ser sendo diferente na escola”
O artigo de Maria Tereza Egler Mantoan relata fatos importantes como a proposta de incluir alunos na inclusão em uma única modalidade educacional.
A cultura e o ensino tem se chocado. Pois a escola, os professores e responsáveis pela educação não estão preparados para lidarem com esse novo acontecimento, devido a Política Pública que se fala tanto em inclusão e não fornece projetos inovadores e cursos preparatórios para professores já formados e futuros professores e educadores.
O Guia de Estudo Metodista fala também sobre a importância da inclusão no coletivo. Também relata a necessidade de novos procedimentos que atendam tantos os alunos inclusos, as famílias e os envolvidos no processo da realização e desenvolvimento de pessoas com inclusão ou não.
O Ensino para esse tipo de aluno deve ser objetivo e simples no analisar, no olhar, no entender e no aplicar para o conhecimento que a criança vai adquirir no seu entender de possibilidades da sua limitação e que consiga trazer a atenção dos alunos para a atividade trabalhada.
As disciplinas: Língua Portuguesa, Matemática, Artes, Educação Física e outras matérias didáticas devem ser levadas a sério (alunos inclusos têm o direito de aprender mesmo que seja no processo diferente, mas com o objetivo do desenvolvimento cognitivo da criança).
A criança inclusa tem a capacidade da sabedoria, mas no seu tempo e maneira do desenrolar da interação e dependendo como o professor estimula essa criança. Depois da família, a escola é o espaço adequado onde a criança tem oportunidades de desenvolver e exercer a sua cidadania é nesse espaço que o conhecimento é transmitido. O convívio escolar permite a troca de experiência.
Cada Ser Humano vem de uma cultura e de hábitos diferentes, isso contribui para o desenvolver como cidadão. A diferença ou a deficiência não deve ser o obstáculo para um aluno incluso á conviver socialmente com outros alunos num ensino coletivo.
As limitações não devem ser julgadas e vista como impedimento para desenvolver da capacidade. Deve-se propor uma cultura global onde todos possam ter uma educação melhor e um mundo com direito para se viver com dignidade. Não se deve ter a discriminação racial ou classe social e deficiência física tornando a desigualdade como limitação no seu direito de cidadão.
Bibliografia: Artigo de Mantoan (2004)
http://www2.cjf.jus.br/ojs2/index. php/cej/article/viewFile/622/802
Guia de Estudo Metodista pág. 57 á 60
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